Sobre morar na Costa Rica

Como sempre, depois de algum tempo morando em um país novo a gente começa a ver não só as novidades e coisas legais, mas também aquelas não tão legais... Já fiz a listinha pra Montevidéu, agora conheçam a da Costa Rica:

Não Gosto:
* do trânsito... San Jose (e todo o "Vale Central") tem uma urbanização péssima: são poucos os caminhos pra cruzar a cidade (pra ir da minha casa até o trabalho existem 2 caminhos; só! Assim se acontece um acidente - que são bem frequentes - todo o trânsito para), a maioria das ruas tem no máximo 2 pistas (e que em geral se convertem em uma só logo em frente, o que causa uma fila gigante)... e, com isso, um trajeto que levaria 10 a 15min (como ir da minha casa pro trabalho) leva no mínimo 1h - 1h30 em horários de pico (e, óbvio, como o horário de ir e voltar pro trabalho é horário de pico, eu SEMPRE levo esse tempo pra chegar no trabalho)
Ah... e sem comentários para a forma "tica" de dirigir... se enfiando na frente dos outros carros, buzinando pra pedir espaço, acelerando quando alguém tenta te ultrapassar, com motos cruzando pelo meio do caminho...

* da poluição... com tantos carros, o ar nas ruas principais das cidades é bastante irrespirável... e fora a sujeira das ruas (o centro de San José é um lixo)

* da forma como eles exploram (no mau sentido) os turistas! Como a economia do país é muito baseada no turismo, e a maioria dos turistas que vêm pra cá são "gringos" (é assim que eles chamam os norte-americanos) cheios da grana, os ticos se acham no direito de cobrar por tudo! 10 dolares pra entrar na praia, 10 dolares pra ver uma cachoeira, até 90 dolares pra fazer rafting, 10 dolares só pra ir no ônibus e acompanhar os amigos que vão pular de bungee jumping... um absurdo! (o que mais me irrita é quando eles cobram por coisas que não lhes pertence... como praias e cachoeiras que, de acordo com as leis daqui, são públicas) Ah, claro que concordo com áreas de preservação e até não me importaria de pagar os mesmos 2 dólares que os locais pagam pra entrar em parques nacionais... mas porque tenho que pagar 5 vezes mais?? eu por acaso vou sujar/destruir a natureza mais que um tico por ser estrangeira??

* os preços... quem pensa que a América Central é barata, provavelmente não veio pra Costa Rica... o custo de vida aqui é mais alto que o de Budapeste e Praga (e do que várias cidades do Brasil)... claro que tem coisas que são mais baratas (como bananas! :P) mas no geral tudo custa um pouquinho mais e alguns produtos são particularmente caros (como produtos de higiene - desodorante, shampoo -, iogurtes, chocolates)

* a influência dos EUA... talvez pelo turismo gringo aqui, talvez pela proximidade (!?!), talvez porque a maioria dos ticos adoraria morar nos EUA... mas tem muita influência deles aqui... seja nos inúmeros e incontáveis fast-food que eles têm aqui, seja quando me vendem um "burrito de meia libra", ou que é pra tomar "1 onça" de algo... quanto diabos é isso?? :P E o pior é que já perguntei pra pessoas daqui quanto era meia libra e a pessoa não sabia me responder... afinal, eles aqui usam as medidas iguais às nossas, só que aprenderam a comprar dos gringos nas suas medidas...

* da falta de vida ao ar livre. Não é uma contradição? Um país que se diz tão "verde", "ecológico" não tem áreas verdes, parques, vida ao ar livre em suas cidades (em especial no Vale Central... saindo daqui é diferente). As pessoas não saem pra caminhar em parques ou nas ruas (bom, na rua elas morreriam ou atropeladas ou sufocadas pela fumaça! :P), não encontrei ainda nenhum lugar legal pra tomar chimarrão (tipo o Gasômetro, a rambla de Montevidéu, a ilha Margit ou até mesmo o Ibirapuera), os bares nunca têm mesinhas na rua (aliás, os ambientes dos bares também são péssimos... fechados, com música irritantemente alta e muita fumaça de cigarro)
Já me deram como desculpa "mas é que chove por 6 meses todos os dias!"... e que tal as temperaturas negativas da Europa por 6 meses? Ou os ventos de Montevidéu por 6 meses? E ainda assim, no verão existe vida ao ar livre nesses lugares...
Aí, como não existe vida ao ar livre, as pessoas frequentam academias, shopping centers... todos andam de carro o tempo todo (ninguém caminha e andar de bicicleta é suicídio!)... e acham super normal passar mais de 3hs do seu dia no trânsito só pra ir e voltar do trabalho!

* da umidade: aqui, assim como em Montevideo, "lo que mata es la humedad"... as roupas levam 1 semana pra secar... e ficam com aquele cheiro de cachorro molhado... (e, como chove todos os dias, não dá pra pendurar as roupas na rua, tem que ser embaixo do teto que temos na nossa "lavanderia")

Gosto:
* já que falei dos preços, sejamos justos... gosto do preço dos ônibus (pago R$ 1,20 no ônibus que vem da minha cidade até San Jose - sim, é uma cidade diferente, é como se eu pagasse esse preço em um ônibus Canoas-POA - R$ 0,80 em um ônibus dentro da cidade e R$ 10,00 pra ir de San Jose até o Caribe - e são 2h30 a 3hs de viagem). E também gosto do fato de o preço do leite ser fixo (me disseram que existe uma lei que estabelece o preço do leite e ninguém pode cobrar mais do que o preço estabelecido)... assim pago sempre 475 colones (aprox. R$ 1,60)

* da variedade de frutas e verduras... de poder tomar suco de graviola, de provar frutas e verduras diferentes (meu novo passatempo é comprar verduras estranhas no supermercado e cozinhá-las pra ver como são... já descobri que gosto de "chayote" e de "ayote"... hehe). Ah, e adoro os tais "plátanos" (me disseram que em português eles se chamam "banana da terra", procurem aí!) e a versatilidade deles (aqui se come isso pra acompanhar qualquer comida)

* da amabilidade dos ticos com estranhos e estrangeiros... é sempre fácil achar alguém que te ajude a encontrar um lugar (já que os endereços não existem), que te explique como chegar, que te diga onde descer do ônibus, alguém que puxe papo contigo só porque quer ser legal... e se encontram até os que te emprestam o celular, que te dão carona (achamos um taxista que nos levou de graça até uma praia vizinha à que estávamos uma vez)...

* o fato de os ticos aceitarem bem trabalhar com estrangeiros... como trabalhamos com comunidades, me relaciono bastante com pessoas daqui... os facilitadores, as pessoas das empresas de crédito... e todos são sempre super legais comigo, me aceitam e me respeitam... quando a minha chefe falou pros facilitadores que eu seria responsável pelos materiais que eles vão usar nos seus treinamentos, automaticamente eles começaram a ligar pra cá pra falar comigo quando têm dúvidas ou precisam de algo...

* do serviço... ao contrário da Republica Tcheca, aqui o serviço é muito bom! Atendem bem, ajudam e fazem as coisas de acordo com o gosto do cliente (e sempre trocam pra mim as batatas fritas por patacones e o pão por platanos maduros :D)

Alguns pontos à parte...

Talvez achem estranho que não disse que não gosto da falta de endereços... na verdade no início me incomodava mais e fazia eu me perder por aqui... mas agora já me acostumei e já sei dar instruções usando pontos cardeais e metros... E para encontrar os lugares onde quero ir, se conheço o ponto de referência, me acho! (como quando me disseram "100m oeste da Cruz Vermelha" e eu "ok, onde é a Cruz Vermelha?")... Até já me localizo melhor que alguns ticos por aí... ;)

As praias... Quando soube que vinha pra um país entre o Oceano Pacífico e o Mar do Caribe, fiquei tri empolgada: PRAIA!!! Só que não é bem assim... ainda não conheci nenhuma praia daqui que ganhe de Floripa (e muito menos do nordeste brasileiro)... E sempre me dizem "Ah, mas é que as praias mais bonitas são as que estão longe de San Jose"... e essas praias ficam há 5h - 6h de viagem... e tem só 3 ou 4 ônibus por dia... e todos entre as 6h da manhã e as 5 da tarde... nenhum de noite (ou seja, não dá pra usar aquele truque de viajar toda a noite e aproveitar o dia... e nem pra ir depois do trabalho e poder aproveitar o dia seguinte inteiro na praia)
Então pelo jeito ainda não conheci (e nem vou conseguir conhecer as tais praias bonitas daqui)

O clima... fiquei sem saber se digo que gosto (já que não tem inverno... e que dá pra ir pra praia o ano todo, já que na costa é sempre quente) ou que não gosto (já que tem 6 meses de chuva, onde chove todo o santo dia... e também porque no fundo no fundo sinto falta de mudanças... no fundo a primavera dá um gostinho especial ao inverno ;)

Assim, como em todos os lugares onde já morei, vou encontrando as coisas que gosto, aprendendo a lidar com as que não gosto, criando minhas rotinas e aproveitando as coisas das quais depois vou ter saudade...

Mas, definitivamente, San Jose vai pra lista das cidades onde eu não moraria...

Comentários(37)

37 Response to "Sobre morar na Costa Rica"

  1. Diógenes, on junho 10, 2010 said:

    Banana-da-terra é SUPER comum no Mato Grosso. Aliás, prato típico do Mato Grosso (e outros estados) é farofa de banana :)
    Eu não gosto, mas sempre tem nos restaurantes..

  2. Anônimo, on junho 15, 2010 said:

    Adorei as informações, boa sorte por onde quer que vá.

  3. june, on outubro 07, 2011 said:

    Se é assim tão mau porque vives ou viveste na Costa Rica? Só por curiosidade, pois estava a pensar em mudar para lá ;)

  4. june, on outubro 07, 2011 said:

    Se é assim tão mau porque vives ou viveste na Costa Rica? Só por curiosidade, pois estava a pensar em mudar para lá ;)

  5. Bárbara, on outubro 07, 2011 said:

    Oi June

    Não disse que é mau... só falei das coisas que gostava e não gostava de lá... toda cidade onde moramos tem coisas boas e ruins, né?

    Morei lá por 6 meses, trabalhando em uma ONG... gostei muito do país e das pessoas que conheci... só que San Jose (a capital) não é uma cidade muito boa de se morar... se tu fores, recomendo morar em outros lugares, mais afastados da capital ;)

  6. june, on outubro 08, 2011 said:

    Pois, estive a pesquisar melhor, e realmente é uma cidade poluida, nada barata e com muitos reformados americanos, not exactly what i am looking for ;) Thanks...

  7. Fernando_Lopes, on outubro 12, 2011 said:

    Qual o melhor país para se viver daqueles que já visitou?

  8. Luiz Fabiano, on novembro 19, 2011 said:

    Olá Bárbara, "raízes no ar, moradora de qualquer lugar" rs. Gostei
    Seguinte: estou nbo Brasil, porém vivia em USA, pretendo talvez viver por um tempo de experiência aí na Costa Rica, longe da capital como vc sugeriu. Com que facilidade consegue-se a legalização nesse paíz, quais as possibilidades, por exemplo , adquirir "driver´s License" ou carteira de motorista aí é muito complicado ? Por gentileza, agradeceria se vc pudesse responder no meu e-mail luizfgunha@hotmail.com . Good luck and take care of yourself

  9. Anônimo, on junho 30, 2012 said:

    Daqui um tempo estou indo viver em costa rica e estava um pouco desesperada, pois não conheço.
    Gostei muito do que postou, me ajudou a conhecer um pouco costa rica. obrigada, e boa sorte.

  10. Anônimo, on julho 15, 2012 said:

    moro na Bolivia andando por a america vi que nao muda muita coisa,e que nao há nada igua,é muito destinto,os precos sao muito parecidos,espero em morar em sao jose, quando terminar meu curso de medicina, o pais tem muito mais a oferecer...boa sorte a todos.

  11. Sandra, on setembro 20, 2012 said:

    Olá podia dar um adica, eu estou indo para Costa Rica dia 05 de outubro como turista mas eu gostaria de ficar morando, o procedimento para morar no país é facilitado ou difícil?
    Obrigado!

  12. Claudia, on setembro 30, 2012 said:

    Oi Bárbara, como voce conseguiu o trabalho na Ong? Foi daqui do Brasil ou em Costa Rica?
    Obrigado!

  13. Anônimo, on janeiro 03, 2013 said:

    Rosa disse...Sou brasileira,casada com costarricense,vivi13 anos nos USA...tenho 2 anos de viver aqui em Costa Rica...o meu Deus me sinto no fim do mund!Tudo inacessível,tudo carissimo e de pessima qualidade os chinos deram de presente o estadio de futebol e em troca Costa Rica so vende lixo chino..as pessoas sao as mais fofoqueiras e desocupadas que conheco e tambem interesseiras...por voce ser de outro pais se aproximam so por dinheiro e em toda oportunidade querem te cobrar o dobro do valor da sua compra! em fim estradas pessimas,mau educados,ignorantes ...as escolas! meu filho esta no 2 grau e pobre coitado tem que brigar para poder escutar a prof falar ,os colegas nao se interessam em boas notas...em um resumo uma merda!se Deus quiser ja quase nos mandamos desse fim de mundo! detalhe :seguranca nenhuma!!!!sim,meu marido ja tem outra cultura por isso ele mesmo concorda que Costa Rica e o fim do mundo e por isso um dia havia ido embora e para nunca mais voltar ..mas...!!!

  14. marcio, on janeiro 24, 2013 said:

    Oi, tudo bem? Qual é a melhor região/bairro para ficar em hotel por poucos dias em San Jose? Seria o centro mesmo?

  15. Marcos, on março 18, 2013 said:

    Bárbara, vou receber uma proposta para trabalhar na Costa Rica, não sei o custo devida nesse país, você pode me dar alguma dica?
    Existe uma divisão de classe social como aqui no Brasil? Aqui tenho um padrão de classe média alta.

    Marcos

  16. Otacilio Magalhaes, on abril 02, 2013 said:

    otaciliobr@gmail.com
    Obrigado Sandra, Sou brasileiro, (bom ninguem é perfeito!...), nao gosto de Recife, pois é um comportamento abusivo de todos. No Rio, onde nasci é perigoso, como Sao Paulo, Belem onde morei por 20 anos é mais tranquilo porem sem opcoes de lazer chove muito é abafado e caro, pensei em ir a Costa Rica, mas acho que prefiro Miami.
    Otacilio

  17. Anônimo, on junho 24, 2013 said:

    de todos os paises/ lugares onde ja você ja viveu (ja deu pra ver ke não foram poucos :)) qual/ quais o ke voce gostou mais? obrigado se quiser pode mandar email pra katarina_louro16@hotmail.com

  18. Anônimo, on outubro 12, 2013 said:

    Vivo na Costa Rica a quase 2 meses mas já consigo ter uma breve noção de como é este país. Concordo com você, quando fala do trânsito e da urbanização da cidade. Os "ticos" realmente dirigem muito mal, jogando o carro em cima dos outros e fazendo o que bem entendem. As ruas quase não tem calçada e isso faz uma diferença absurda pra quem gosta de andar apé como eu. Uma reforma urbanística aqui seria fundamental, até porque, acredite ou não o Brasil tem cidades muito melhores. As pessoas são muito amáveis com os estrangeiros e fazem a gente se sentir em casa. O problema daqui é o preço, até agora não consegui me matricular em uma academia porque é tudo muito caro. Enfim, gosto daqui, mas acho que alguns pontos precisariam ser melhorados.

  19. Vinicius, on janeiro 16, 2014 said:

    Bom dia. Bárbara gostaria de sugestão de bairro ou área que fica melhor para 2 semanas de turismo. Minha esposa irá participar de uns trabalhos na corte interamericana de direito humanos e eu estarei com ela e com o nosso filho de 5 anos. Onde vc sugere se hospedar (área ou região). Obrigado.

  20. Anônimo, on fevereiro 03, 2014 said:

    em relaçao ao custo de vida e emprego, como é?

  21. Augusto Mulungo, on março 06, 2014 said:

    Eu estive lá em 1982 e achei a Costa Rica um paraíso. O que mais me agradou foi o parque Manuel Antonio - fantástico - e o fato das praias ao contrário das brasileiras, estarem preservadas dos horrorosos "espigões" que tanto descaracterizam e enfeiam os balneários brasileiros tipo Guarujá ou Camboriú. Tomara que continuem preservadas.

  22. augusto, on março 22, 2014 said:

    ola barbara , ja morei nos estados unidos . estou pensando em viver ai na costa rica ,fora san jose onde e bom de viver , pretendo abrir algum tipo de negocio , o que voce sugere obriggado

  23. Paulo Bergamo, on fevereiro 18, 2015 said:

    Parabéns por dicas tão importantes.

  24. Unknown, on março 03, 2015 said:

    Olá Barbara!

    Você pode por favor explicar melhor como funciona a jornada de trabalho, o intervalo do almoço e as férias? pelo q peskisei as regras não são favoráveis em relação ao Brasil.

    Meu email: flaviolima8000@gmail.com

    Abraços.

  25. Anônimo, on maio 18, 2015 said:

    Olá,
    Estou indo para Pavônes na Costa Rica, em Abril de 2016, Já tive de férias em Alguns países da América do Sul como Argentina, Peru e Ecuador! Imaginei que na Costa Rica fosse melhor em todas as questões! Mesmo assim gsotei muito das informações. Muito obrigado e vou lá conferi...

  26. Rodrigo, on junho 08, 2015 said:

    Não tem outra cidade na Costa Rica que da pra viver bem e tenha praia?? A parte do Pacifico ou a parte do Caribe??

  27. Anônimo, on julho 28, 2015 said:

    Você é mais uma idiota analfabeta que só pensa em conforto e ir ao shopping. Mulher fútil escroto dessa sociedade.

  28. Anônimo, on julho 28, 2015 said:

    Me fale uma cidade no Brasil que não é perigosa? Tem vergonha de ser brasileiro? Complexado vira-lata!

  29. Anônimo, on julho 28, 2015 said:

    Não. Está equivocado. Você que ganha pouco...

  30. Martins, on agosto 01, 2015 said:

    Olá Bárbara, achei bastante úteis suas dicas.
    Se puder falar um pouco do ramo de comércio exterior aí de Costa Rica, ficarei mais grato ainda. Anote meu e-mail: martins@martinsazevedo.com.br
    Que Deus lhe proteja!
    Abraço,
    Martins

  31. Anônimo, on novembro 03, 2015 said:

    santos, ola barbara, como seria representar produtos brasileiros ai costa rica com
    calçados, e vestuarios , mercado de vendas seria bom, ha varias distribuidoras ou
    a muito produto chines

  32. Unknown, on janeiro 10, 2016 said:

    Hummm... Gostei do post... Mas detestei a Costa Rica! HAHAHAHA

  33. Anônimo, on junho 07, 2016 said:

    Olá, Bárbara... gostei das informações. A Costa Rica é um dos países q tenho interesse em morar, mas com certeza não será no Vale Central... rsrs. Quando dizem q o custo de vida aí é cerca de 42,5% mais caro q no Brasil, penso logo ONDE no Brasil, porque em SP tudo é caríssimo e um primo meu q já morou na Europa e atualmente vive na Austrália me disse que se vc consegue viver de salário em SP, consegue viver em qqer lugar, por ser muito caro o custo de vida aqui. Mas fiquei com uma dúvida: se lá não existem endereços, como é que chegam as correspondências e encomendas? Obrigada.

  34. osmar castagna, on janeiro 05, 2017 said:

    olá, Bárbara, curti muito este teu blog, pois achei-o muito claro e objetivo. sinceramente, eu e minha esposa estamos pensando em morar fora do Brasil e a pauta é Portugal; porém, uma amiga me disse "maravilhas" sobre a Costa Rica e, depois de algumas pesquisas, inclusive neste teu blog, percebo que essa pessoa está um pouco enganada... Portugal ainda continua sendo top em minha lista e meu coração!
    parabéns por este espaço "turístico-cultural", e te desejo as melhores rotas do mundo,

    um abração.

  35. Martins & Prado, on outubro 24, 2017 said:

    olá estou querendo em ir trabalhar na costa rica como domestica ,babá governanta etc preciso de uma familia que esteja se mudando pra la e precise de uma empregada,como cozinheira tbm

  36. Unknown, on outubro 10, 2018 said:

    BÁRBARA Como tu deve saber, o Brasil está a caminho da sepultura. Um partido comunista está prestes a assumir o governo daqui, pela fraude das urnas. Minha intenção é sair daqui. Se me permite, vou te expor a minha situação. Final do ano me aposento e vou receber R$1500,00 em média, por mes. Além disso vou ter a minha disponibilidade R$ 15000,00, aproximadamente. Exponho isso porque preciso morar num local o mais barato possivel e pretendo trabalhar, por exemplo criando galinhas e vender ovos de quintal e adubo orgânico, como faço aqui. Sou engenheiro mecânico e técnico em construção naval.
    Trabalho com galinhas e adubos, porque estou desempregado a 6 anos.
    Me informe por favor. Não faço questão de morar na capital. Quero morar em local barato.

  37. Unknown, on outubro 10, 2018 said:

    Estou com 65 anos, já sou avô e não estou muito legal porque esta situação aqui está me extressando bastante.