Feliz com o meu trabalho!

Aqui na Costa Rica, estou trabalhando numa organização que se chama FINCA. O que eles fazem é ir nas comunidades rurais por todo o país e ajudá-los a criar empresas de crédito. Os próprios membros da comunidade compram as ações da empresa e, com o dinheiro, dão crédito a pessoas da comunidade que tenham projetos interessantes (seja pra comprar uma vaca e vender o leite, seja pra abrir um pequeno negócio...).
Assim, a comunidade ganha 2 vezes: com os empréstimos que eles podem ter, sem a burocracia e a papelada tradicionais dos bancos e com o rendimento das ações, que se reparte entre os sócios (que são eles mesmos). Interessante, né?

E o meu trabalho?

Eu estou trabalhando com a capacitação dos facilitadores, as pessoas que vão até as comunidades pra abrir essas empresas... estou trabalhando com os manuais para esses facilitadores (que são pessoas das comunidades também... gente que já está em uma empresa e ajuda a abrir mais) e materiais educativos para as pessoas da comunidade.

Além disso, como já existem mais de 200 empresas em todo o país (e a meta é abrir mais 60 em 2010), minha outra tarefa será criar um sistema pra coletar dados das empresas e calcular indicadores de desempenho (pra sabermos como cada uma das empresas está trabalhando e saber que tipo de apoio e acompanhamento eles precisam).

Então estou bem feliz com o meu trabalho, já que é bem interessante!

E além disso, nesse fim de semana fui com um consultor daqui visitar uma das empresas, pra fazer o acompanhamento, trabalhar com eles, criar um plano de trabalho, etc. (parecido com o que eu fazia na AIESEC, nas visitas de coach)
Assim, conheci uma das empresas, passei 2 dias lá com eles, aprendi bastante! :)

(trabalhando com o pessoal da empresa)

(assembleia geral da empresa)

E, como essa empresa que visitei fica numa ilha no pacífico, já aproveitei e conheci a ilha (Isla Chira)!! :)

(Isla Chira - a paisagem parece o nordeste do Brasil... tem até mangue lá)

E como o trabalho com as empresas é parecido com as minhas visitas de coach, me senti bem a vontade e, segundo o consultor, me saí muito bem! Por isso, minha chefe me mandou pra mais visitas! Hoje vou com ela e com o consultor passar 2 dias visitando mais empresas... to adorando!

(casa onde nos hospedaram na ilha)

E outra coisa que gosto daqui é o ambiente de trabalho. O pessoal é muito legal! Me fizeram até uma festinha de boas vindas (minha chefe fez pizzas e almoçamos todos juntos na sexta-feira).
E o mais legal: preparei chimarrão pra mostrar pra eles... e agora todos os dias eles me pedem pra tomar chimarrão!! E tem até briga pra ver quem toma primeiro!! ;)

(pizza com o pessoal daqui - minha festinha de boas vindas!)

(vou precisar de mais erva mate...)

Comentários(2)

2 Response to "Feliz com o meu trabalho!"

  1. Jalusa, on março 30, 2010 said:

    Muito legal Bá :) O trabalho parece ser bem interessante mesmo. Mas quando eu fui pro meu intercâmbio não tive tanta sorte com o chimarão, ninguém gostou...

    Tudo de bom! beijos

  2. Débora, on março 30, 2010 said:

    eee, da um jeito de ser contratada e achar um trabalho pra mim tb! :D